A Amazônia é um importante bioma com território que corresponde a 6,9 milhões de km² e abrange nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.
A parte brasileira equivale a 4.196.943 km², sendo o maior bioma brasileiro.
Além do seu vasto território, outra característica que impressiona é a sua biodiversidade. Na Amazônia existem cerca de 2500 espécies de árvores e de 30 mil espécies de plantas, das 100 mil existentes em toda a América do Sul.
A floresta amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo e a sua conservação é tema de discussões e financiamentos internacionais, especialmente pela sua importância na regulação da climática global.
Principais características do bioma Amazônia
Clima
O clima da Amazônia é equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico. As temperaturas médias anuais variam entre 22 e 28 °C, umidade do ar pode ultrapassar os 80% e o índice pluviométrico varia entre 1400 a 3500 mm por ano.
Relevo
O relevo amazônico é formado de planície de inundação (várzeas), planalto amazônico e escudos cristalinos. Geralmente, não apresenta altitudes acima de 200 metros.
Contudo, o Pico da Neblina, considerado o ponto mais alto do Brasil, localiza-se no norte do estado do Amazonas, com altitude de 3014 metros.
Planície de inundação: áreas periodicamente alagadas;
Planalto amazônico: altura máxima de 200 metros;
Escudos cristalinos: altitudes acima de 200 metros.
Hidrografia
A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo e seu principal rio, o Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água com mais de 7 mil afluentes.
Outros rios que fazem parte da hidrografia da Amazônia são: Araguaia, Nhamundá, Negro, Solimões, Tocantins, Trombetas, Xingu, Purus, Juruá, Japurá, Madeira, Tapajós, Branco.
Fauna
A floresta amazônica que abriga inúmeras espécies de animais, dos quais destacamos: anta, preguiça, sagui-de-bigode, ariranha, suçuarana, arara-vermelha, tucano, morcego, tamanduá, cateto, cachorro-vinagre, gato-maracajá, macaco-aranha, macaco-barrigudo, irara, jaguatirica, jaguarundi, jacaré-açu, onça-pintada, peixe-boi, enguias, piranha, pirarucu, sucuri, bugio, boto cor-de-rosa.
Flora
A vegetação da Amazônia é densa e formada por árvores de grande porte. Algumas das árvores nativas da Amazônia são: andiroba, pupunha, açaí, seringueira, mogno, cedro, sumaúma e castanheira.
Importância mundial
Você já deve ter ouvido falar que a Amazônia é importante para todo o planeta, essa afirmação é verdadeira e se baseia nos seguintes fatos:
Participa da regulação das chuvas em quase todo o Brasil;
Influência o regime de chuvas na América do Sul;
Representa a maior biodiversidade do planeta, sendo que muitas espécies ainda nem foram descobertas.
Atua na regulação do clima mundial;
Armazena bilhões de toneladas de carbono. As florestas desmatadas liberam grandes quantidades de gases de efeito estufa para a atmosfera.
Impactos ambientais na Amazônia
Muitos problemas ambientais causam o desequilíbrio dos ecossistemas presentes na Amazônia. Os principais são:
Queimadas;
Garimpagem;
Agro pastoreio;
Desmatamento;
Contrabando de plantas silvestres;
Tráfico de animais;
Disputa de terras;
Assentamentos humanos;
Caça e pesca ilegais;
Falta de fiscalização.
Estudos indicam que grande parte desse bioma já foi degradado pela ação humana, ou seja, o equivalente a quase 20% de seu total.
Um estudo publicado na revista Science, em fevereiro de 2018, afirma que a destruição da Amazônia chegou a um ponto sem volta. Isso porque mais de 20% da sua área já foi desmatada, o que pode gerar impactos profundos na manutenção de todo o ecossistema.
O desmatamento da Amazônia cresce em ritmo alarmante
Um dos riscos é que a Amazônia transforme-se em uma grande savana em até 50 anos.
Para frear as ameaças que colocam em risco a manutenção da floresta em pé, algumas ações podem ser adotadas e muitas delas já mostram resultados positivos.
Políticas ambientais severas;
Criação de Unidades de Conservação;
Regularização fundiária.
A Amazônia Legal
A Amazônia Legal, criada em 1953 corresponde a uma área que abrange nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.
Com área de 5.215.423 km² a Amazônia legal corresponde a 60% do território brasileiro, sendo seu principal objetivo o desenvolvimento da região econômico e social da região.
Comments